quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Rodrigues Alves tem apoio garantido do Governo de Tião Viana

tiao_e_burica.jpg
A apresentação dos secretários e assessores que integram o novo governo do Acre aconteceu na manhã de terça-feira (11). O governador, Tião Viana, anunciou várias ações voltadas para a produção agrícola e industrialização, e ainda garantiu ao prefeito, Burica de Freitas, uma transformação na infra-estrutura do município.  

A solenidade aconteceu no Ginásio Coberto de Rodrigues Alves e reuniu, além de todas as autoridades do governo, um grande número de lideranças políticas, trabalhadores rurais e pessoas da comunidade. Somente os secretários ligados a parte de produção e meio ambiente se pronunciaram.

Apoio no campo

A boa notícia para os produtores rurais foi a assinatura de um convênio para a produção de coco, com a garantia de insumos como, o calcário para enriquecer o solo e assistência técnica. Além da venda da água, o governo promete a instalação de uma industria que poderia inclusive exportar coco ralado e leite de coco para outros estados.   

De cara, o governador já entregou alguns equipamentos agrícolas para Rodrigues Alves, entre eles, um trator com várias utilidades para a lavoura.

Exigências ambientais

Para tentar facilitar a vida dos produtores rurais, foi criado um grupo de trabalho que promete rever as multas aplicadas nas áreas de agricultura familiar em toda região. “Acho isso da maior importância, porque muitos pais de família podem ficar comprometidos pelo resto de suas vidas, com multas altíssimas aplicadas pelo IBAMA de forma cruel. Em alguns casos para uma pessoa necessitada que retirou algumas tábuas para concertar uma tapera”, comenta o vice-governador, César Messias.

O diretor presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Sebastião Fernando Ferreira Lima, garantiu maior agilidade nas licenças ambientais para pequenos agricultores, que enfrentavam uma espera de até 6 meses, por uma licença que dependia da capital, Rio Branco. De acordo com ele, o escritório do órgão em Cruzeiro do Sul, já tem estrutura suficiente e vai atender as licenças, evitando a dependência da capital, encurtando significativamente o tempo de espera.

Agradecimentos e pedidos

burica_novo_governador.jpgO prefeito de Rodrigues Alves, Burica de Freitas, disse que as iniciativas tomadas por, Tião Viana, nesses primeiros dias de mandato, demonstram que ele será um governador ágil. “Trazer todos os secretários aqui e já entregar equipamento é uma coisa que ninguém nunca vez. Nós agradecemos muito o governador Tião Viana, que como senador já nos ajudou de mais. Destinou R$ 6 milhões em emendas, sendo que cinco foram para a compra de uma patrulha mecanizada que está sendo utilizada para facilitar o acesso dos nossos trabalhadores rurais”, comentou.

Burica pediu apoio para o projeto de piscicultura que já está em andamento no município, para criar o plano diretor da cidade e recursos para saneamento básico e pavimentação de ruas.

Rodrigues Alves transformada

tiao_rodrigues_alves.jpgDiante dos pedidos do prefeito do município, o governador Tião Viana, garantiu as ações necessárias para uma completa mudança na infra-estrutura da pequena cidade. De acordo com ele, até o próximo ano o município será transformado com ações de saneamento básico, calçadas e asfaltamento. “O asfaltamento é a última fase dos trabalhos para que as crianças possam sair de casa e brincar em um ambiente saudável, para que os pais possam ir a um encontro com alegria e isso, o Burica pode ter certeza que vamos fazer até o próximo ano”, garantiu.

O governador também assegurou o apoio ao projeto de piscicultura, mas pediu atenção para a proliferação da malária. “Pode ser uma coisa muito boa, mas também pode ser uma arma contra as famílias se os tanques não estivem limpos” alertou”.

Viana disse que além do apoio ao ramo da piscicultura, será criada uma indústria de peixe em Cruzeiro do Sul que pode consolidar a região do Juruá como a grande produtora de pescado. “Tudo que nós queremos é que as famílias de Rodrigues Alves e do Juruá, tenham renda e consigam com essas parcerias como o governo independência financeira”, completa. 

www.tribunadojurua.com - Genival Moura 
Fonte: http://www.tribunadojurua.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário