domingo, 5 de junho de 2011

Movimento em favor da Amamamentação...


Mães promovem amamentação em 'mamaço' em Belo Horizonte

A ideia é a conscientização para a importância da amamentação.

Cerca de 40 mães e 100 pessoas participaram, segundo organizadora.
Mães e filhos participam do 'mamaço' realizado em Belo Horizonte (Foto: Emmanuel Pinheiro/Hoje em Dia/AE)Um movimento diferente chamou a atenção das pessoas que estiveram no Parque Municipal Américo René Gianetti, em Belo Horizonte, neste domingo (5), para a importância da amamentação. Um “mamaço”, movimento pela conscientização da importância da amamentação, teve a participação de quase 40 mães e o apoio de mais cem pessoas. Uma das idealizadoras do protesto foi a jornalista Kalu Brum, de 31 anos, mãe do Miguel, que tem quatro anos.

Kalu conta que teve retirada de seu perfil uma rede social uma foto onde amamentava seu filho. O site considerou o conteúdo impróprio. Com o episódio, Kalu e outras mães criaram um blog para divulgar a importância da amamentação exclusiva até, pelo menos, os seis meses de vida dos filhos, e depois a prolongação da amamentação. "O Miguel foi amamentado até os três anos e sete meses, embora não exclusivamente esse tempo todo. Ele é que decidiu quando quis parar", contou.
Nutricionista fala sobre alimentação para mulher que amamenta Amamentação pode reduzir riscos de obesidade, aponta estudo da Unifesp Mães paulistanas fazem "mamaço" em defesa da amamentação em público “As mulheres foram convidadas para o mamaço para alertar sobre a amamentação, que é um dos redutores da mortalidade infantil, que é uma das metas do milênio”, explicou a jornalista. De acordo com ela, a média de dias de amamentação exlcusiva divulgada pelo Ministério da Saúde passou para 54 dias, mas ainda é insuficiente para garantir a saúde do bebê. “O ideal são os seis meses. Nesses seis meses, não precisa dar água, chá nada. Quando é introduzido qualquer outro alimento, muda o pH do intestino da criança e ela deixa de estar protegida como deveria”, defendeu.

Neste domingo (5), um médico e enfermeiras obstetras deram dicas e explicaram sobre como a amamentação é importante para a saúde dos bebês e crianças. As doulas, mulheres que acompanham a gestaçao e ajudam as mães na hora do parto com apoio emocional, massagens e outras terapias, também estiveram no local. Outras cidades como Belém e Recife tiveram os movimentos de forma regional neste domingo (5). Segundo Kalu, no Rio de Janeiro, o "mamaço", que estava previsto para hoje, foi adiado para o próximo domingo (12).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário