sábado, 24 de setembro de 2011

Novenário de São Francisco começa hoje em Tarauacá

Começa hoje em Tarauacá e vai até o dia 4 de outubro, a maior e mais tradicional festa religiosa católica da nossa região. Durante os próximos 9 dias o povo faz orações, agradecimentos, paga promessas, batiza os filhos e participa de um grande arraial com jantares, leilões, jogos, shows musicais e muita diversão. A festa se encerra com uma grande procissão no dia 4 de outubro.
Na programação de hoje será realizada uma procissão que sairá às 18 horas, da Igreja de São Francisco no Bairro da Copacabana, dirigindo-se à Igreja Matriz de São José para a celebração da missa de Abertura e tradicional hasteamento da bandeira.
HISTÓRIA - As grandes devoções populares são, geralmente, frutos de uma experiência pessoal de fé pelo qual alguém passou. Por volta dos meados da década de 1920, viajando pelos rios amazônicos, um homem estando à beira de um naufrágio, provocado pelos perigosos remansos que se formam nos rios, invoca o auxílio divino, se valendo de São Francisco de Assis (ou das Chagas) para livrá-lo de tal desgraça. Ao barco nada acontece e passa ileso por tal apuro. Esse homem chamava-se Raimundo Eustáquio de Moura, que, sendo escriturário, havia se estabelecido no vale do Tarauacá, onde trabalhava numa firma realizando viagens pelos rios. A partir dessa promessa, tem-se início o tradicional Novenário de São Francisco, que perdura até hoje, na cidade de Tarauacá. Leia mais sobre a origem do novenário AQUI
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário