domingo, 25 de março de 2012

Tai Chi + Saúde


Projeto Tai Chi + Saúde.

Desenvolvido no Bairro da Praia em Parceria com a Irmã Nelda, Mestre Nil e Prof. Jó com objetivo de levar atividade física + saúde a população da Melhor Idade!!!

Esse foi o Primeiro Sábado (24/03/2012), mas o projeto continuará todos os Sábados na Casa de Nazaré no Bairro da Praia.



Saiba mais sobre o Tai Chi Chuan

Tai chi chuan (em chinês: 太極拳 pinyin: Tàijí quán) é uma arte marcial interna chinesa, categoria nomeada em chinês de neijia (內家).

Este estilo de arte marcial é reconhecido também como uma forma de meditação em movimento.

Os princípios filosóficos do tai chi chuan remetem ao taoísmo e à alquimia chinesa.

A relação de yin e yang, os cinco elementos, o ba gua (Oito Trigramas), o Livro das Mutações (I Ching) e o Tao Te Ching de Lao Zi são algumas das principais referências para a compreensão de seus fundamentos.

Os textos clássicos do Tai Chi Chuan escritos pelos mestres orientam a:

Vencer o movimento através da quietude (Yi Jing Zhi Dong) 以靜制動

Vencer a dureza através da suavidade (Yi Rou Ke Gang) 以柔克剛

Vencer o rápido através do lento (Yi Man Sheng Kuai) 以慢勝快

O tai chi chuan tem suas raízes na China, sendo atualmente uma arte praticada no mundo todo. É apreciado no ocidente especialmente por sua relação com a meditação (tao yin) e com a promoção da saúde, oferecendo aos que vivem no ritmo veloz das grandes cidades uma referência de tranquilidade e equilíbrio.

Yang Chengfu na postura do tai chi conhecida como chicote (tan pien), c. 1918.Os criadores do tai chi chuan basearam sua arte na observação da natureza - não apenas na observação dos animais, mas no estudo dos princípios da interação entre os diversos elementos naturais.

Como somos parte desta natureza, o conhecimento destes princípios e de como atuam dentro de nós, estudados pela medicina tradicional chinesa, revelam o tai chi como uma fonte efetiva de energia que encontra-se em nosso interior, situada na região do corpo nomeada pelos chineses de dantian médio.
fonte: http://dr-rodrigo-damasceno.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário