sábado, 8 de janeiro de 2011

População deve estar alerta para contágio de leptospirose

LeptospiroseRisco maior é o contato com água parada (Foto: Victor Augusto)A população deve estar atenta, entre janeiro a março, aos focos e formas de contágio da leptospirose, doença causada pelo contato com urina e fezes de roedores. Nas áreas onde há acúmulo de água da chuva, como quintais e calçadas e locais considerados com risco de enchentes, são necessárias vistorias constantes.

Ações de manejo ambiental para evitar a proliferação destes animais são as orientações preconizadas pelo Ministério da Saúde no controle de ratos em vez do uso de venenos, alternativa popular ainda bastante utilizada. Nos últimos 10 dias apenas um caso de leptospirose foi notificado em Rio Branco de paciente originário do município de Plácido de Castro, mas o diagnóstico foi confirmado para dengue. As duas doenças têm sintomas parecidos.

O Estado oferece suporte técnico aos programas municipais de controle dos focos de contágio e da doença. É de responsabilidade do município a atenção básica às doenças endêmicas, como a leptospirose. Em Rio Branco, o Centro de Controle de Zoonoses dispõe de equipe para o controle dos vetores.
Mas a técnica Eliane Costa, da Vigilância Epidemiológica do Estado, diz que cada morador deve ser responsável em evitar que se crie ambientes propícios para o aparecimento dos roedores. Evitar jogar e acumular lixos nos quintais ajuda a eliminar gradativamente os roedores. Venenos não são indicados, principalmente o produto conhecido como ‘chumbinho’, agrotóxico usado para exterminar pragas na agricultura para o controle de ratos. O uso deste produto é ilegal se usado fora da sua finalidade e só pode ser comercializado com prescrição de engenheiro agrônomo. A venda fracionada também é proibida.

No Acre, o último surto de leptospirose ocorreu em 2006, quando uma enchente do Rio Acre alagou dezenas de bairros da Capital e gerou 477 casos e 3 óbitos da doença. A baixa letalidade é devida, segundo Eliane Costa, à estrutura da rede de saúde na ocasião. O número de mortes relacionadas à leptospirose continua sendo considerado pequeno. Em 2010, 30 casos foram confirmados com 3 óbitos.

Nesta semana, a Prefeitura de Rio Branco apresentou Plano de Contingência para Enchentes, que define as estratégias para ações de emergência caso rios e igarapés atinjam índices acima do volume normal. Isso inclui, neste caso, programas específicos de saúde preventiva de doenças endêmicas ou zoonoses.

Medidas simples como orientar e proibir crianças a não brincar em águas acumuladas nos quintais e em áreas atingidas por enchentes, usar botas ou luvas. Se não der para evitar tal contato, ficar em exposição a estes locais o mínimo possível ajudam a conter o número de casos.

Sintomas da leptospirose podem ser confundidos com os de dengue - Os sintomas iniciais da leptospirose podem confundir o diagnóstico, pois são semelhantes aos da dengue. A orientação do setor de Vigilância Epidemiológica é que o indivíduo procure os serviços de saúde ao sinal de febre insistente, dores de cabeça, nos olhos e dor na panturrilha (ou batata da perna).

Fonte Agazeta.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário